Conheça 6 vantagens do marketplace para os pequenos negócios

  • Por: Rodrigo Ribeiro
  • 11 junho
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  • Na Mídia

Resumidamente, o marketplace é um site desenvolvido para vender produtos ou serviços pela internet. Porém, ao contrário do e-commerce tradicional, esse modelo de negócio reúne várias empresas em um mesmo ambiente. Ademais, existem diversas vantagens do marketplace que podem ser importantes para os pequenos empreendedores.

 

Esses “shoppings virtuais” são gerenciados por uma empresa que arca com todo o trabalho de desenvolvimento da interface, criação do modelo de negócio, divulgação do site e crescimento da base de consumidores. As lojas, portanto, precisam se cadastrar, pagar as taxas exigidas e cuidar de suas próprias páginas e ofertas de produtos.

 

Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas. Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.

 

Interessado? Então, acompanhe os parágrafos a seguir e não perca a oportunidade de crescer ainda mais a sua empresa!

 

1- Otimização dos recursos

A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados. Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado.

 

Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.

 

Basta que o lojista negocie e pague a comissão do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, oferece a sua expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.

2- Alcance de clientes

Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um grande número de clientes.

 

Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e consegue gerar fluxo ainda maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.

 

Além disso, esses “shoppings virtuais” dividem os custos de marketing em certas campanhas com os seus parceiros, barateando o processo de aquisição de clientes.

3- Volume de dados

Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma. Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.

 

Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.

4- Integração com outras ferramentas

Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários. Porém, não existe essa limitação nos “shoppings virtuais” e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.

 

É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.

5- Aumento de vendas

Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site. Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas.

 

É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços. Ou seja, grandes chances de experimentar bons resultados.

6- Diversificação de público

Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir. Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.

 

Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda. Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.

 

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios? Não deixe de ler os parágrafos abaixo!

Marketplace e o crescimento das empresas
Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador. Em 2017, o setor teve um crescimento de 13,3% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados. Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico.

 

Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online. Mas, para isso, é necessário desenvolver um site que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.

 

O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado. Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.

 

Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação. Exemplo disso é a plataforma JET HUB, desenvolvida justamente para conectar a sua loja aos principais marketplaces do mercado.

 

Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace. Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto.

 

O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.

 

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Referência: Jet e-business Blog

 

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