Você sabia que a taxa de carrinho abandonado chega a 68% nos e-commerces?
Apenas 1/3 dos usuários terminam a compra sem abandonar o carrinho abandonado.
E o que você faz para recuperar esses 68% de usuários que abandonaram o carrinho em?
Hoje em dia, é de suma importância que você tenha uma estratégia bem definida para que possa fazer esses usuários voltarem para o seu site e termine a compra.
E-commerces que não trabalha com estratégias de carrinho abandonado, tem sérios problemas de perder uma boa parte do seu faturamento.
Mas não é só isso que faz os usuários não terminarem a sua compra, confira uma estatística que a Business Insider levantou, os maiores motivos dos usuários abandonarem os seus carrinhos:
– 58% dos usuários alega que o preço do frete junto com o valor da mercadoria fica acima do que esperava.
– 57% Diz que compara o preço do frete em outros sites.
– 55% Diz que não vai comprar na hora, mas salva o carrinho para terminar a compra depois.
– 50% Não termina a compra porque o seu pedido não atingiu o frete grátis.
– 37% Abandona o carrinho porque o custo do frete só aparece na tela de checkout.
– 28% Acha que o tempo de entrega é muito alto para o valor que vai pagar pelo frete.
– 28% Não quer fazer o cadastro para fazer a compra.
– 26% Os meios de pagamento preferidos não estão disponíveis.
Veja abaixo algumas situações que pode ajudar a evitar os carrinhos abandonados:
O Frete grátis ajuda muito a evitar os carrinhos abandonados, mas só isso não garante as compras. A data de entrega é um dos maiores fatores para o cliente ter certeza se compensa ou não. Por exemplo: Se você vende um produto de commodity, e tem frete grátis, mas pode ser que demore duas ou até três semanas, as vezes compensa pagar o frete no concorrente do que esperar esse prazo longo da sua loja.
Facilite o Cadastro no site
Quanto mais simples e menos campo no cadastro melhor.
A monnari, é exemplo disso, dando a oportunidade de se cadastrar até mesmo com os dados do Facebook facilitando o usuário na hora do cadastro.
Como vimos acima, 28% dos usuários desistem de fazer a compra por questões de fazer o cadastro, e muito disso acontece por causa de sites que tem cadastros gigantes com muitos dados desnecessários para fazer a entrega do produto.
Sem contar que muita gente ainda sente desconfiança em fazer uma compra online, tendo a dúvida se a loja realmente é confiável ou não.
Dessa forma, pedir informações excessivas, ou que não declarem imediatamente qual é o seu propósito, podem gerar receios de terminar a compra.
Forneça Atendimento via Chat
Na conclusão de uma compra pode gerar diversas dúvidas no consumidor, e um atendimento personalizado pode fazer toda a diferença na hora da compra, e até mesmo dando um cupom desconto caso seja uma compra de valor agregado.
Hoje, temos diversos excelentes chats como por exemplo a Jivo Chat uma das excelentes plataformas de chats.
Tenha Estratégia de Disparo de E-mail Marketing Focado no Carrinho Abandonado
Uma das mídias mais baratas no marketing Digital, o email marketing é uma das melhores formas de recuperar o carrinho abandonado e com custos baixos.
Crie estratégias de até 3 disparos lembrando o usuário do seu carrinho abandonado e você vai ver como vai melhorar os indices de carrinho abandonado do seu site.
Crie Estratégias de Remarketing
As estratégias de remarketing é a sua segunda arma secreta para conseguir recuperar os carrinhos abandonados.
Dessa forma, você consegue exibir anúncios personalizados para cada usuário relembrando eles do carrinho abandonado no site.
Essa estratégia você pode usar o Facebook Ads e até mesmo o Google ads para conseguir resultados expressivos.