O que é o Google Analytics?
Quando falamos em marketing digital, não podemos de deixar de falar do Google Analytics.
O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de tráfego, onde ele irá analisar cada parte do seu site e os resultados das suas campanhas.
Hoje em dia, qualquer site precisa ter o Google Analytics para analisar os resultados e encontrar oportunidades.
Imagina você ter um e-commerce e não saber o que converte? Como você vai investir em uma campanha X ou Y sem saber as métricas de resultados?
É de suma importância, o setor de marketing digital ter o Analytics instalado e entender sobre os resultados apresentados pela ferramenta.
O Google Analytics é Pago?
O Google Analytics é gratuito, porém também tem o Google Analytics Premium, chamado de: Google Analytics 360 Suite.
De qualquer forma, o gratuito já vai atender muito bem as suas necessidades, a não ser que você seja uma empresa grande e uma equipe expert no Analytics, para tirar resultados inesperados do qual, o Analytics Gratuito não te atenderia.
Conhecendo um Pouco mais sobre o Google Analytics
Posso analisar as visitas em Tempo Real no Google Analytics?
Sim e deve. 🙂
Toda vez que colocar uma promoção ou uma página nova no site, aconselhamos que fique de olho para ver como o público se comparta a essa página e se está tudo ok. Ver em tempo real, pode evitar transtornos dos quais os seus usuários podem estar encontrando dificuldades com sua página.
Conheça as Fontes de Trafego do Google Analytics
Direto / Direct
Os usuários que vem do canal Direct, são todas as pessoas que escreveram a sua url no navegador ou já tem ela salva no favorito.
Exemplo: www.binden.com.br
Todos usuários que entrar em nosso site dessa forma, serão contados como tráfego direto no Analytics.
Busca Orgânica
São usuários que entram em um site por qualquer site de Busca da internet, encontrando o seu site pelas palavras chave do conteúdo da página.
Após você acessar o site, contará no Analytics uma visita do tráfego orgânico.
Social
Social são visitas vindas do Facebook ou Linkedin, vinda através de postagens ou anúncios. Dessa forma todas as pessoas que vierem dessas redes sociais serão contados como uma visita social no seu Analytics.
Visitas vindo do e-mail marketing serão contados como tráfego de e-mail.
Apesar de muitas pessoas acharem que o e-mail marketing é algo ultrapassado, o e-mail marketing é uma das melhores ferramentas para o marketing digital.
Além de ter um custo baixo de investimento, o seu retorno de ROI tem um valor elevado.
Paid Search / Busca Paga Google AdWords
Paid Search conhecido como Busca Paga do Google AdWords, são tráfegos que clicaram nos seus anúncios via Google adWords. Seja por banner ou pesquisas via Google.
Referência / Referral
Usuários que chegaram no seu site através de links externos:
Por exemplo: Algum site falando da sua empresa e ao mesmo tempo colocar um link direcionando para o seu site. Qualquer pessoa que clicar em links direcionando para o seu site, será considerado um tráfego referral.
Saiba que é muito importante conseguir links externos para o seu site. Alem de ajudar a trazer mais usuários, conseguir bons links apontando para o seu site, ajuda no SEO do seu site.
Não se esqueça de criar a sua conta no Google Analytics e aproveitar dessa ferramenta que mudará o seu negócio.
Caso tenha dúvida, entre em contato com a Binden.