Inbound Marketing: primeiros passos da estratégia de atração.

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“O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie, em inglês strategy, em alemão strategie, em italiano strategia, em espanhol estrategia….” Aprendemos com o Capitão Nascimento que é preciso ter uma base sólida para uma estratégia vitoriosa. Criar uma base sólida para sua estratégia de Inbound Marketing é essencial para que os próximos passos (Atração, Conversão, Relacionamento, Venda e Análise ) sejam bem-sucedidos. Então segure essa granada, Senhor 05, e mantenha-se acordado.

Traçando a rota do Inbound Marketing

O primeiro passo para traçar uma rota é saber onde estou, depois onde quero chegar e então qual o melhor caminho para percorrer.

 

Onde estou é o seu posicionamento dentro mercado. E para entender melhor o que é esse posicionamento, responda mentalmente qual empresa vem a sua mente quando falo: Refrigerante. Tênis de corrida. Carro. Celular. Tecnologia. Sua resposta mostra quais marcas estão melhor posicionadas na sua mente, você não pensou nas característica de cada produto. Então, entender o seu posicionamento é entender onde, dentro da mente do cliente, a sua empresa está. E não quais as características e potencialidades do seu produto.

 

Onde quero chegar é lógico, ser a referência, a autoridade na mente do meu cliente. Mas precisa pensar, qual o “gatilho mental” quero que seja acionado para o meu cliente pensar em mim? 

 

E aí chegamos na parte boa, qual o melhor caminho para chegar lá. É nessa hora que o Inbound Market mostra todo seu potencial.

 

Um melhor posicionamento não se faz do dia pra noite, não existe fórmula mágica, não perca seu tempo procurando por isso. Construa!

 

É importante nesta construção de autoridade que seu conteúdo faça sentido para o posicionamento que você busca. Crie e compartilhe conteúdo, artigos, vídeos que levem sua empresa na direção almejada. Considere cada interação com um tijolo na sua construção. Se sua empresa é um spa, falar sobre crossfit pode gerar audiência, mas não resultado. Tenha foco no seu conteúdo, ele será determinante na forma como você será lembrado pelo seu cliente. 

Foco na Persona

Um recurso muito eficiente para orientar na criação deste conteúdo e das próximas etapas do Inbound Marketing é elaboração de uma Persona. Que fique claro, Persona não é público-alvo. Público-alvo é uma segmentação, por exemplo: mulheres, 25-30 anos, que moram em Santa Catarina. Persona é a Fernanda, 29 anos, que mora em Blumenau. Não vou mais pensar no meu publico-alvo, vou pensar na Fernanda. Agora eu tenho alguém em quem, e pra quem, pensar quando for criar algum conteúdo. Preciso me perguntar, a Fernanda vai gostar disso? Isso é interessante para a Fernanda? A persona é uma guia para traçar minha estratégia de conteúdo e a minha linguagem, é uma personagem pra quem vou direcionar minhas ações.

 

Uma persona vai além de dar um nome, é preciso pensar sobre ela. Estamos falando de estratégia, Senhor Zero 5.

 

É importante identificar quem são seus melhores clientes. Quem mais compra com você? Quem mais te recomenda? Pense na sua carteira de clientes, quais são os perfis que você gostaria que se multiplicassem dentro dela? Quantos diferentes perfis significativos você tem? Esta resposta dará a quantidade de personas que você trabalhará.

 

Algumas delas serão compradoras, outras serão influenciadoras. Como o pipoqueiro que escreve “chora que a mamãe compra.” Quem vai comprar é a mãe, mas ele está trabalhando em quem vai influenciar a decisão.


É preciso levantar algumas informações sobre a Fernanda. Que tipo de assunto, dentro da minha área de atuação, interessaria a Fernanda? Quais atividades que ela faz no seu dia a dia, pessoalmente e profissionalmente? Qual o nível de formação dela? Quais informações ela consome e em quais veículos? Quem influencia as suas decisões? Quais são os sonhos e medos dela? Quais as dificuldades, desafios e obstáculos dela? Quais as dúvidas e objeções que ela costuma ter em relação ao meu serviço? O que a impede comprar comigo? No que ela acredita e o que ela não acredita?

É estratégia

Lembre-se, Inbound Marketing é o marketing de atração. Conhecer bem a Fernanda e entender a sua mente é importante para saber qual o nosso posicionamento, o que separa ela de nossas soluções e qual a mensagem correta que precisamos passar para fixar nossa marca como um referência.

 

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