Como criar Metas no Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta do Google gratuita, que fornece todos os dados e relatórios sobre as visitas do seu site.

 

Esses dados irá te ajudar a entender o comportamento dos seus usuários e conseguir analisar as suas campanhas de Marketing Digital.

Porque Criar Metas no Google Analytics?

As metas do Google Analytics ajuda você medir as suas metas de conversões dentro do seu site.

Como por exemplo: Preencher o formulário, envio de contato ou uma compra feita no e-commerce.

 

Todos esses dados e como outros são importantes para um site ser analisado, de quantos usuários converteram em nossas ações.

 

Com as metas do google analytics criadas, conseguimos ter uma taxa de conversão para decidirmos o que precisa ser melhorado para sempre alcançarmos mais conversões.

Configure a sua Meta do Google Analytics

Para configurar as suas metas, é necessário você pensar em quais metas são importantes ser analisadas do seu site.

 

Você pode ter no máximo 20 metas criadas ou pode também criar um funil, para descobrir em quais partes do seu funil os usuários estão deixando antes de terminar a sua conversão.

Para criar a sua meta:

 

1- Na terceira coluna, clique na engrenagem abaixo, ao lado esquerdo.

 

2- Clique na opção metas.

3- Após abrir uma nova página clique na opção ->  

 

 

Após essas ações você entra na tela para criar a sua meta do google analytics do seu site:

1- Dê um nome para a sua meta.

 

2-  Escolha qual é a meta que você quer analisar em seu site.

As opções de metas são:

 

  • Destino: Para quando o objetivo é que o usuário chegue a uma determinada página do site (/contato/enviado; /compra-concluída; /cadastro-sucesso);

 

  • Duração: Para o objetivo de ter a pessoa navegando por mais do que um determinado tempo (ou menos). Um site de busca, talvez queria os usuários navegando por apenas 1 segundo; Um site de vídeos, talvez queira os visitantes no site por pelo menos o tempo médio de duração do vídeo;

 

  • Pagáginas/Tela por sessão: Para medir a conversão em termos de páginas visualizadas durante a visita. Interessante para portais de notícia e sites em geral que vendem publicidade na forma de impressões de anúncios;

 

  • Evento: Para medir conversão na forma de uma ação do visitante que seja diferente de visualizar simplesmente uma página (fazer um download, clicar um botão, clicar em um link externo ao site).

 

Como por exemplo, você pode criar um funil de vendas e descobrir aonde os seus usuários estão saindo do seu site.

 

Nesse funil de metas. podemos ver que o maior gargalo de saída dos usuários na hora da compra, é na tela do Login.

 

Analisando esse relatório, já podemos repensar sobre a tela do login, de como podemos facilitar para que essa taxa possa reduzir essa na tela do login.

Ainda está com dúvida de como criar? Então confira esse vídeo ensinando o passo a passo:

 

 

 

Pronto, agora sabendo as opções, você já pode configurar as estratégias de conversões em seu site. 🙂

 

 

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